sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Corinthians e o dia seguinte

Mais um torneio de futebol entre clubes das Américas Latina e Central terminou. Dessa vez com o Corinthians campeão. O maior vencedor nacional do País do Futebol, com cinco títulos do Brasileirão e três da Copa do Brasil, além de ser o maior Campeão do Estado mais competitivo da Federação, sagrou-se Campeão da América.

Além de medalhas, um belo troféu, alguns milhões de reais de patrocínio e premiações, o que ganhamos com isso? Acredito que cada um tenha uma resposta diferente.

Certamente os adversários perderam a oportunidade de tentar nos diminuir ao atribuir a nossa gloriosa história não só a não-conquista desse título, mas também a sua impossibilidade de o obtermos. “Nunca seríamos!”, essa foi a nossa resposta factual, incontestável, soberana, maiúscula, em uma seqüência perfeitamente dificílima contra o ex-atual campeão em seu comemorativo ano centenário e a vedete argentina da história recente do torneio.

Vivemos na noite de quatro de julho uma das atmosferas mais espetaculares da história do futebol. Um misto de otimismo, tensão, mística aflorada e convertedora emanava desde a Praça Charles Miller para todos os rincões do mundo. Essa noite nunca mais vai acabar. Ficará em nossa memória como outras dezenas delas. Entretanto, depois que o sino soou meia-noite, a madrugada caminhava para mais uma manhã, que mesmo que mais linda que as demais, não nos desobrigava da dura manutenção de nosso dia-a-dia.

A Revolução Corinthiana é permanente!

Sabemos que as conquistas que nosso poder coletivo materializado em futebol, e sua mística, dão-se de fora para dentro dos gramados. Devemos por bem avançar em conquistas no cotidiano construídas a partir das provas irrefutáveis nos noventa minutos. Aproveitemos a reverberação de nossa arquibancada – essa que quando espelhada em campo é imbatível – para que sejamos nós torcedores premiados com além de medalhas.

O que ainda perdura como impossível para este fenômeno Corinthians? Nada! Não deixamos adversário em pé. Não deixamos pedra sobre pedra.

A dessacralização de uma competição pode elevar a consciência do trabalhador-torcedor a condição de acreditar que sua luta pode ter resultado. A partir de mobilizações nos últimos meses pudemos perceber ao menos centenas de torcedores discutindo seriamente a questão do preço dos ingressos praticados pela diretoria do Corinthians, o que resultou inclusive em pronunciamento oficial do clube, foram feitas respostas pontuais e intensas a ataques da mídia às nossas cores, e temos a certeza de que estamos apenas começando. Foram as grandes conquistas dos últimos tempos.

Para o ideal Corinthians a mobilização de trabalhadores em prol da conscientização e ação coletivas é o verdadeiro troféu. “Não vivemos de títulos”, não é verdade? Vivemos de Corinthians, sim!

Que o dia seguinte não nos amorteça, mas que nos dê ainda mais sede para que dessa vez nós, torcedores, subamos no pódio!

O Corinthians precisa da sua arquibancada permanentemente vibrante, para além dos noventa minutos, sete dias por semana.

Bataglia, Corinthians!
 

Um comentário:

João disse...

Atual campeão brasileiro, atual campeão das Américas, 1° Campeão Mundial, maior campeão paulista.

O Campeão dos Campeões.

O mais importante clube do Brasil.

E, se não bastasse, Corinthians - o Time do Povo, time da maior e mais apaixonada torcida do Brasil, a Fiel.

*

O corinthiano está em estado de graça. O atual Brasileirão é acompanhado por puro prazer, pelo gosto de sempre de ver o Timão, de curtir o presente glorioso, de admirar o time atual que encarna, de modo perfeito, a tradição corinthiana de grandeza e de raça.

Preocupação, só uma: manter o "elástico esticado", como o professor Tite prega, para não se perder alto nível de competitividade no momento que, de fato, se espera - a busca do bicampeonato mundial, no final do ano.
*

Duro é o dilema de ter que optar entre aturar a narração de Cléber Machado, na Globo, ou os comentários de Neto, na Band.

Considerando que Cléber Machado, inacreditavelmente (considerando padrões mínimos de profissionalismo, e ainda maisos da Globo), cada vez narra menos, preferindo divagar sobre irrelevâncias (a não ser quando fica interessado no jogo - seja quando o seu Santos joga, seja quando o Corinthians está perdendo), a tendência é optar pela Band.

Mas, aí, haja boa vontade para aguentar os inacreditáveis "raciocínios" do ex-"craque" e ex-ídolo Neto...

*

O Corinthians é, caracteristicamente, o time dos calções pretos (principalmente no cenário estadual, onde todos os principais rivais sempre utilizaram calções brancos).

Não se compreende o porque de, há alguns anos, e cada vez mais, a diretoria se conformar em permitir o time entrar em campo de calções brancos. Neste domingo, contra o Coritiba, o fato voltou a ocorrer - e não parecia ser o caso, cosiderando que, mesmo que os dois times vestissem calções negros, o contraste de camisas e de meias seria suficiente para evitar confusões na diferenciação, tanto para os jogadores, quanto para a arbitragem, quanto para os torcedores.

Pior foi nas finais da Libertadores.

No primeiro jogo, na Bombonera, o Boca Juniors entrou com seu uniforme tradicional, todo azul, enquanto que o Corinthians adotou o calção branco, descaracterizando-se ao ficar com o uniforme totalmente na mesma cor.

No jogo da volta, no Pacaembu, com o Corinthians com seu uniforme tradicional, esperava-se ver o Boca Juniors com o uniforme número dois, ou, ao menos, com os calções na cor amarela. E o que se viu? o Boca entrou da mesma maneira que na Bombonera, todo de azul... Ou seja: vento que ventou lá, não ventou cá!

Das duas, uma: ou as exigências que se fizeram para o Corinthians, não se fizeram para o Boca; ou a diretoria do Boca soube exercer, muito melhor que a nossa, o dever de defender sua tradição e identidade visual.

*

Romarinho é uma surpreendente (não mais), agradável e, às vezes, empolgante realidade.