quinta-feira, 14 de março de 2013

Artilharia Anti-Abutre


A imprensa vem se portando da maneira mais irresponsável possível quando trata de Corinthians. A tragédia ocorrida na Bolívia deu aos abutres a carniça necessária para que os velhos preconceitos contra o clube e seus torcedores viessem à tona, sempre de maneira exagerada e até violenta.

Nessa toada, destaquemos um texto publicado pelo UOL Esporte na última quarta-feira. A manchete: "Ex-goleiro do Corinthians pode ser condenado por assassinato no Chile". A primeira intenção é óbvia e tenta associar, como sempre, os termos Corinthians, condenado e assassinato nos mecanismos de busca. A segunda é pior ainda, já que tem como objetivo trazer à tona novamente o assunto da morte do jovem boliviano, incitando o leitor a fazer, no campo de comentários, interpretações que comprovem que a Fiel torcida é composta por assassinos.

Mas vamos analisar a tal "reportagem". Ela fala do goleiro Jhonny Herrera, que esteve no Corinthians durante o ano de 2006. Fez apenas 9 jogos com o Manto Sagrado Alvinegro e ficou marcado por muitas falhas, sendo afastado quase que de imediato da meta que já foi ocupada bravamente por Tufy, Gilmar, Cabeção e Ronaldo. Vejam, amigas e amigos, que a passagem de Herrera é quase desprezível, ainda mais se comparada a esses grandes jogadores. Diz ainda a "reportagem" que Herrera poderá ser condenado à prisão por conta de um atropelamento ocorrido em 2009 - portanto, 3 anos depois de sua saída - no Chile.

Qualquer relação do atleta e de seus atos após o ano de 2006 seria, no mínimo, irresponsável se fosse sério o jornalismo praticado aqui no Brasil (ao menos pelos veículos de grande circulação). No entanto, esse caso demonstra que a imprensa se preocupa mais com a espetacularização e menos com seu compromisso de informar corretamente a população.

Esta Brigada continuará desmascarando toda e qualquer tentativa do jornalismo em diminuir ou prejudicar o Sport Club Corinthians Paulista.

Nenhum comentário: