sábado, 15 de dezembro de 2012

Tia Geni, Tião e o CORINTHIANS


Tia Geni, Tião e o Corinthians!

“Porque há sempre uma loucura no amor” (Friedrich Nietzsche)

Nem de longe o assunto aqui será falar de futebol. Quero ousar falar do amor, de loucura e de utopia. Essa combinação de sentimentos caminha cambaleante sobre uma linha estreita, que divide opostos capazes de mudar completamente o rumo das coisas, basta um desiquilíbrio para um lado ou outro e estamos
 de mãos atadas diante do perplexo, do inesperado, do até então inimaginável.
Quer coisa mais inimaginável que a Tia Geni, bandeira histórica dos Gaviões da Fiel, sair da Zona Leste e ir parar no Japão, como se a terra do sol nascente fosse ali, em qualquer estádio do interior paulista. E porque não? O que tem de especial lá no Oriente que não tenha também ali em Sorocaba ou em Jundiaí? Tia Geni é representante legítima de toda essa gente, de todo esse povo que acredita mesmo quando aparentemente não há motivos para esperança.
Opa, mas essa gente preta e branca é capaz de criar, de transformar e principalmente de não se adequar a nada. Esse povo é louco, faz protestante acreditar em santo, faz ateu erguer as mão para o céu e pedir com fé. Se dizem que a voz do povo é a voz de Deus, estão mais do que certos em reivindicar mesmo que de forma indireta que a palavra do todo poderoso é também o próprio grito, afinal de contas, esse povo é maioria.
Inacreditável também é o Corinthians campeão do mundo (de novo). Não estou falando de futebol, minha gente... Estou falando do Tião, porteiro de prédio de luxo no Higienópolis, morador lá de Itaquera que encara quase quatro horas de busão por dia, para bater seu cartão, que gruda a orelha no radinho mesmo em serviço. Afinal de contas, essa gente é que faz um passe certo, que defende um chute certeiro, que chuta a bola pro gol. Não é o Corinthians que ganha ou perde, é todo esse povo que ampara no Corinthians raros momentos de felicidade, que por instantes esquece das dificuldades da vida, das dores, sofrimentos; que sorri e chora numa só expressão.
Esse time é de fato o time do povo, o time de todos os povos. O time do preto e do branco e que não exclui jamais. Já disse o poeta “Corinthians do beco da favela e da mansão! Corinthians da menina, da mulher do operário e do patrão!” É o Corinthians! Aquele mesmo que até poucos dias zombavam ser o seu passaporte um bilhete de metrô. E no fim das contas, jamais deixará de ser, somos o time que nasceu sob a luz de um lampião e nas mãos de operários que ousaram criar, transformar, mudar as coisas.
O Corinthians é a manifestação da resistência, seja do futebol praticado apenas pela elite no começo do século XX que de repente tem em seu meio o time preto e branco formado por trabalhadores. Seja pra falar ao mundo que o Brasil quer votar para presidente e não aguenta mais a calhordice da ditadura militar, seja para ganhar a América quando muitos diziam que isso seria impossível...
Pela Tia Geni que está lá no Japão... 


E pelo Tião que estará de serviço nessa manhã de domingo! 





Jogai por nós Corinthians!
 

2 comentários:

João disse...

Corinthians, é teu nosso amor!
É o teu destino ser da gente o campeão!
Sem preconceito de cor,
É preto e branco deste povo coração!

Vai Corinthians! vai não para de lutar!
Vai torcida fiel!
Sarava São Jorge que ele vai nos ajudar!

Corinthians, tua gloria o mosqueteiro,
Dou pernada, sou cabreiro,
Se alguém fala mal de ti.
Nós temos lá no parque o padroeiro,
O meu São Jorge o guerreiro!
É quem vai olhar pôr ti!

Nossa torcida é uma corrente muito forte!
na Zona Sul,na Zona Leste,Zona Norte (ou Zona Oeste)!
E na vitoria ou na derrota eu grito forte!
Corinthiano eu serei até a morte!

VAI, CORINTHIANS!!
VAI, NÃO PARA DE LUTAR!!
VAI, TORCIDA FIEL!!
SARAVÁ, SÃO JORGE!!
ELE VAI NOS AJUDAR!!

http://www.youtube.com/watch?v=2YadPNccBZw

Anônimo disse...

Há muitos anos, sob uma luz bruxuleante, em ambiente humilde, fruto de ventre humilde, ele nasceu, para trazer esperança e glorificar o povo.

Foi perseguido, difamado, injustiçado. Martirizado.

Mas a sua mensagem de fé, de humildade, de congraçamento, por fim, triunfou.

Atingiu a glória, nas alturas.

Seu povo fiel vivencia o júbilo.

Os humilhados foram exaltados.

Feliz Natal.

25/12/2012